
O sistema trabalha dentro do conceito de que o cliente deve ser cadastrado em sua chegada ao estabelecimento, com dados de seu número de RG, nome, endereço completo, data de aniversário, etc. A partir daí, recebe um cartão numerado que passa a ser o seu número de controle durante a sua permanência. Uma vez cadastrado, o cliente passa a ser acessado pelo seu número de RG ou nome nas próximas vezes em que estiver na casa. Opcionalmente, para os estabelecimentos que preferirem não utilizar a tela de recepção, é possível também fazer os lançamentos diretamente no cartão numerado sem vinculá-lo a um cliente cadastrado.
O consumo do cliente deve ser registrado em seu cartão, sendo possível lançar os pedidos de pratos, bebidas e similares, que vão sendo acumulados até que seja feito o fechamento, com impressão da conta, cálculo de valor a pagar por pessoa, cálculo opcional de valor de consumação, entre outros recursos. A situação (não utilizado, em uso ou fechado aguardando baixa) dos diversos cartões numerados dos clientes presentes na casa pode ser acompanhada em um mapa resumo na tela.
O sistema permite que seja registrada posteriormente a baixa do cartão do cliente, com escolha da forma de pagamento entre dinheiro, cheque à vista, cheque pré-datado, cartão de crédito ou débito, ticket, contravale, etc.; além de possibilitar um controle de vendas a prazo, deixando armazenado em um saldo devedor o valor da conta do cliente, permitindo o controle posterior de cobranças e com os recebimentos entrando no caixa da data efetiva do pagamento.
Automaticamente durante os pedidos dos clientes, é feita a baixa em estoque dos produtos vendidos, bem como a dos ingredientes utilizados no preparo dos pratos, porções e bebidas preparadas (drinques, coquetéis, sucos, etc.), desde que sejam cadastradas no sistema as receitas com as quantidades destes ingredientes. Neste cadastramento, também podem ser estimados os custos de cada item do cardápio.
O sistema conta com um relatório de fechamento de caixa diário e no período, relatórios e estatísticas diversas (produtos mais vendidos, clientes mais assíduos e com maior volume de pedidos, etc.), emissão de mala direta para clientes, entre outras ferramentas de gerenciamento para auxiliar na administração da empresa.
A demonstração do software é gratuita e pode ser instalada em seu computador e utilizada durante até 30 dias. No caso da aquisição do sistema, os dados que tiverem sido cadastrados durante a fase de testes podem ser mantidos.
Foi criada em outubro de 2007 uma nova versão do SCB (3.0) que permite, além dos recursos normais existentes na versão padrão, também o uso de rotinas de emissão de cupons fiscais, conforme nova lei estadual (Nota Fiscal Paulista) com dados do CPF/CNPJ do consumidor.